quarta-feira, 14 de maio de 2014

Docinho do Dia: Brigadeiro!




Aviso:Se você está grávida, de dieta, diabética, não gosta de chocolates, provavelmente este não é o melhor texto para se ler.

Como diz a tia Xuxa: “Doce, doce, doce, a vida é um doce, vida e mel, que escorre da boca, feito um doce, pedaço do céu!”ou resumidamente...um brigadeiro!  

Nada é melhor que um brigadeiro, feito na hora, quentinho, de colher, escorrendo pelas bordas, lambuzando sua mão, dedos, canto da boca e boa parte do seu sorriso.  A curiosidade pelo nome vem desde sempre, o português é legal nesta parte haja vista a manga que pode ser usada tanto para roupa quanto para fruta e o nosso amado docinho não foge a regra.  Como sou uma gastrônoma de araque, já que minha faculdade foi pro saco, vamos lá usar o que me resta e mostrar aqui a origem do nome deste tão sutil e delicado neguinho totalmente brasileiro, obaaaaa, dá-lhe Brasil!!!!

Dizem as más línguas que até então o doce se chamava negrinho no sul do País e que devido a candidatura de um talbrigadeiro, foi feito para ser trocado por donativos, neste caso foi associado ao então candidato...  se é causo ou fato verídico, eu realmente fico com o docinho!






Quando eu era criança, sempre ouvia minha tia Lúcia dizer que o céu estava de brigadeiro e ficava olhando por horas e nunca vi um brigadeiro cair, nenhum sinal de granulado, por menor que fosse ...ok, tia Lúcia, o brigadeiro em questão era o da aeronáutica e se tratava de um céu limpo para voar mas não tinha a delícia de um brigadeiro, crianças são mais felizes que os adultos.


Para terminar, não poderia faltar minha receita de brigadeiro.  Se é boa, se não é, só provando pra saber!
Ingredientes:
2 Latas de leite condensado (sim, da moça por favor!)
1 Lata de creme de leite sem soro (não, não serve caixinha e tem que ser da mesma marca da moça)
2 colheres de sopa de manteiga bem rechonchudas (nada de magrelice, afinal, estamos fazendo doces para felicidade e isso nada tem haver com balança)
3 colheres de sopa de chocolate em pó (tudo bem, abro mão da marca, você decide)
½ tablete de chocolate ao leite (escolha com carinho o chocolate que vai usar, afinal, a felicidade está totalmente proporcional ao teor de leite e cacau da barrinha em questão)
Modo de Preparo:
Leve ao fogo baixo e mexa com paciência.  Vai levar um tempo mas garanto que a espera vai vale cada minuto!  O ponto é quando o brigadeiro se desprende do fundo da panela.

Aviso importante: este brigadeiro não fica duro: ele serve para recheios e sempre fica macio.   
Pode colocar na geladeira dentro de um pote e ir comendo de colheradas,bomdemaisdaconta!

2 comentários:

  1. Não to dizendo ? um dia ainda vamos abrir um restaurante chamado Quitutes da Rosinha mas depois dessa acho que será uma doceria. S2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk... Quitutes pode ser tb sobre doces... afinal eu tenho especialidade em doceria francesa. *.* comi muitoooooo!!!! kkkkk
      bjs amor, nem te amo!

      Excluir