quinta-feira, 15 de maio de 2014

Música Chiclete da Semana: Planeta Água (Guilherme Arantes)




A Música chiclete desta semana vem de uma reflexão sobre o problema que o País está sofrendo e que não é de hoje: a falta d’água.

O Guilherme Arantes escreveu esta linda música nos anos oitenta e sinceramente acredito que ele pensava que não ríamos ter este problema.  Não posso dizer que a população está alheia a isso, que o governo não sabia e que poderia ter feito algo, aliás, usou o dinheiro para uso próprio, embolsou mas isso é outro assunto.

Hoje estava vindo para o trabalho e um cidadão, estava tranquilamente jogando uma garrafa pet cheia de água, no meio fio, me perguntei para que ele fez aquilo e até agora, quase na hora de ir embora pra casa, ainda não sei a resposta.  A quantidade não era suficiente pra lavar o meio fio, não era para matar a sede de um mendigo, nem de um animal carente. Não era para molhar nenhuma planta, nem lavar um carro ou moto, na verdade não era para absolutamente NADA.  Nós, apenas desperdiçamos água para nada e cada vez que isso acontece, alguma pessoa em algum lugar vai sofrer a consequência desse ato, alguém vai querer beber uma gota, algum animal vai cair por falta desta, justamente desta gota que foi desperdiçada em nome de ninguém.



O Brasileiro tem a errada noção de que os recursos naturais são ilimitados e que surgem na mesma velocidade que são gastos.  Também temos a falsa ilusão que algum dia iremos fazer parte dos grandes países desenvolvidos, o que na verdade fazemos apenas em época de copa.  Bom, levando isso em conta, essa vontade enorme, citei 3 países desenvolvidos e algumas diferenças que, talvez sejam o ponto chave, vai saber né:



Patriotas.
Eles são orgulhosos do País que moram, do País que constroem e mostram isso para todo o resto do mundo.  Fazem que todos tenham inveja deles.  A comida é melhor, a roupa, sapato, tênis, eletrônico, cidade, neve, seriado e até a sujeira é melhor.  Todos param em dia de Oscar, Hollywood é a terra do cinema, o Vale do Silicio é o paraíso dos nerds, O Tio Sam é mais amigo, mais camarada, mais divertido.  Até minha mãe quer ir pra lá!


Guerreiros.  Honram seus ancestrais
Taí um povo guerreio.  Não somente por conta dos samurais e seus códigos mas por causa da persistência. Eles levaram duas bombas atômicas e se reergueram bonito e construíram tudo melhor e mais belo. Eles tem respeito pelos seus ancestrais o que é louvável e digno de ser seguido. Honram suas tradições, são limpos, gostam do belo, das coisas delicadas, da vida e sua fragilidade e por isso mesmo não perdem tempo com coisas pequenas e vão a luta.  São trabalhadores.


Gastronomia/Discrimição
Não podemos negar seu jeitinho meio esnobe mas também sua gastronomia primorosa. Refinada e elegante, com seus cafés e bistrôs, reverencio deliciosamente, a cada dentada, um croissant dourado e crocante, num prazer que me invade.  Se eu pudesse descrever nos mínimos detalhes como é a forma sublime da alegria, talvez fosse a vitrine de uma confeitaria francesa, linda, repleta de tudo que há de mais belo e gostoso.  Eles sabem do que são capazes de fazer e dão valor a isso.  Entende agora?  Não há discriminação pela gastronomia regional, não há! O interior não é ridicularizado, o antigo não é esquecido, aliás, o museu mais visitado do mundo fica lá! Os palácios mais bonitos também.  Dar valor para seu passado é saber de onde você vem para poder fazer melhor o seu futuro.

Voltando ao assunto do tema.

Nosso planeta deveria realmente se chamar Água e não terra pois é composto por 71% de água salgada.  Temos apenas 32% de florestas e bosques e não, o Edward Culen não vive nessas florestas, ok, o assunto é sério e levei isso até agora deste jeito!

Como diz meu amado, sabendo usar, não vai faltar.  Acredito que é a frase mais bem feita que ele já fez ou copiou de alguém. Então, amor, me diz, vc que fez?
 

2 comentários:

  1. Ahhh muito bacana o texto, você escreve muito bem e é uma pena ver esse talento ser desperdiçado por falta de tempo.

    Sobre o assunto, as vezes eu acho que é impossível conscientizar as pessoas porque elas estão pouco se f* para o mundo ou para as gerações futuras. O homem vive para degenerar o ambiente e não da nada em troca como as outras espécies fazem. Sinceramente eu acho que é a única espécie que está aqui e que não se encaixa em nada. Mas vamos deixar o meu pessimismo de lado.

    Quanto a frase, acho que lembrei dela de alguma aula de educação moral e cívica da quinta série. Saudades da ditadura....

    ResponderExcluir
  2. kkkk saudades da dita dura!!!! kkkkk
    Sinto muita pena das pessoas que tem a visão bitolada das coisas mas fazer o que né e viva lá diferença!
    te amo e to tentando melhorar cada vez mais na escrita!

    ResponderExcluir